A Nossa Língua
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

–¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy)

3 participantes

Ir para baixo

–¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy) Empty Re: –¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy)

Mensagem  paulo Qua maio 11, 2011 10:11 am

Se me fizessem a pergunta a mim diria: "espanhol"...

Honestamente, é a única língua que possuo.

Sem ter um dicionário a mão apenas posso expremer-me noutra língua qualquer, ou por melhor dizer, escrevê-la.

Oxalá pudesse dizer outra cousa, pero não domino outra língua que a minha materna, espanhola ou castelhana...

Procuro melhorar em português e sonho com fazer-me com o francês antes de ir passando para lá.

Essa é minha bagagem pequeninha.

:::::::::::::::::::::

Rajoy apenas pode ser que minta no de falar francês; espanhol fala-o, obviamente; galego, não falou nunca em qualquer norma ou denominação; no único que podemos hesitar é na qualidade do francês que acarrete na sua algibeira.

E aprender inglês faz-me graça porque isso não conta -minha mãe de setenta anos esta-o a aprender mas nunca dará sabido-; é pôr a medalha que pode pôr qualquer...
paulo
paulo

Mensagens : 117
Data de inscrição : 01/02/2011
Localização : sonhando com Dália

Ir para o topo Ir para baixo

–¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy) Empty Re: –¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy)

Mensagem  Nambuangongo Qua maio 11, 2011 10:30 am

Nambuangongo
Nambuangongo

Mensagens : 188
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

–¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy) Empty Re: –¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy)

Mensagem  cdurão Qua maio 11, 2011 10:37 am

Paulo, companheiro: acho que tu sim podes dizer que falas português na sua variante galega, sempre melhorável na escrita e no demais, como todos nós.

Quanto a esse sujeito R., é que "não há por onde colhê-lo" (pegar nele, diríamos, mas como é tão burro igual pensava que lhe íamos dar umas óstias, que era o que merecia...); além do mais, eu não conheço exemplos de políticos monolingues no resto da UE que não sejam españoles... bom, haveria que engadir que alguns sim são bilingues, no senso de certo colega meu, inglês, que o era assim, e dizia: I am bilingual, I speak English and rubbish! por o R. é bilingue tb: fala español e merda...

aperta

Carlos

cdurão

Mensagens : 302
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

–¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy) Empty Re: –¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy)

Mensagem  paulo Qua maio 11, 2011 10:57 am

cdurão escreveu:Paulo, companheiro: acho que tu sim podes dizer que falas português na sua variante galega, sempre melhorável na escrita e no demais, como todos nós.

Quanto a esse sujeito R., é que "não há por onde colhê-lo" (pegar nele, diríamos, mas como é tão burro igual pensava que lhe íamos dar umas óstias, que era o que merecia...); além do mais, eu não conheço exemplos de políticos monolingues no resto da UE que não sejam españoles... bom, haveria que engadir que alguns sim são bilingues, no senso de certo colega meu, inglês, que o era assim, e dizia: I am bilingual, I speak English and rubbish! por o R. é bilingue tb: fala español e merda...

aperta

Carlos

Obrigado; recorda-me o que dissera num seminário de lexicología o Valemtim R. Fagim (creio que fora lá), que é importante aos alunos de Português das EOI dizer-lhes de início que "eles já falam português, e é importante que o saibam porque lhes dá confiança"; eu sou pudoroso e faz-me graça quando alguém presume de que fala nem sei quantas línguas -alguém tipo Asnar, por exemplo, porque outra gente sim fala muitas línguas e é que invejo com deportividade e sem acritude-.

Saudinhas. E estes galegos de Madrid nunca deixam de surpreender-nos.

Devo engadir que desconfio, aliás, do conhecimento de francês que tenha o MR, porque sei por experiência própria que quando um não fala línguas costuma botar mão daquilo de "eu sou-che de francês" clown
paulo
paulo

Mensagens : 117
Data de inscrição : 01/02/2011
Localização : sonhando com Dália

Ir para o topo Ir para baixo

–¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy) Empty Re: –¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy)

Mensagem  paulo Dom maio 29, 2011 3:16 pm

Eu falo galegoportuguês e espanhol; leio e entendo falado o catalão, asturleonês e aragonês e estou a depreender o francês (entendo os informativos de France 24 heures)...; também falo, escrevo e leio o ILG-RAG e o Agálico.

Sou-vos a óstia, neno Razz
paulo
paulo

Mensagens : 117
Data de inscrição : 01/02/2011
Localização : sonhando com Dália

Ir para o topo Ir para baixo

–¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy) Empty Re: –¿Cuántos idiomas habla? –Español y francés. Estoy estudiando inglés (Rajoy)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos