A Nossa Língua
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Papa declara guerra a nomes esquisitos

3 participantes

Ir para baixo

Papa declara guerra a nomes esquisitos Empty Papa declara guerra a nomes esquisitos

Mensagem  maria Ter Jan 11, 2011 12:21 pm

Sinto, mas tenho de publicar esta notícia. De batismo ou ateu, dar nome a uma criança não é uma ato que se deva fazer à toa, que depois carregamos o nome durante toda a vida. Eu sinto-me solidária com todos os avós que tiveram de aprender a pronunciar os nomes dos seus netos. As pronúncias que eu tenho ouvido de "nomes esquisitos" na Costa da Morte! Já agora, espero que a RAG não se sinta legitimada pelo Santo Padre para condenar os "herexes lusistas" Evil or Very Mad http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=8988
maria
maria

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/12/2010
Idade : 51
Localização : Portimão-Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Papa declara guerra a nomes esquisitos Empty Re: Papa declara guerra a nomes esquisitos

Mensagem  Moses Mordecai Levy Ter Jan 11, 2011 1:05 pm

Giuseppe deveria ter sido traduzido como José. Uma das vantagens dos nomes cristãos é terem equivalentes nas várias línguas europeias. Marilú não é nome que se dê a uma filha!
Moses Mordecai Levy
Moses Mordecai Levy

Mensagens : 111
Data de inscrição : 27/12/2010
Localização : Beira do Precipício

Ir para o topo Ir para baixo

Papa declara guerra a nomes esquisitos Empty Re: Papa declara guerra a nomes esquisitos

Mensagem  Isabel Ter Jan 11, 2011 1:35 pm

Pois no Brasil andará a gente excomungada...

Quantos nomes formosos galegos que não têm santoral, nem falta que lhes faz: Preciosa, Harmonia, Argemira, Gumersindo, Hermerico, Teodomiro...
Isabel
Isabel

Mensagens : 276
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Papa declara guerra a nomes esquisitos Empty Re: Papa declara guerra a nomes esquisitos

Mensagem  maria Ter Jan 11, 2011 3:51 pm

O dos brasileiros é verídico. Os meus alunos têm com cada nome... Dos cubanos melhor não falamos, que esses nem estão batizados.
Eu, que sou muito curiosa pelas histórias dos santos, ouvi que há uns anos os que tratam destes assuntos no Vaticano começaram a fazer limpeza para eliminar os santos "lendários" e deixar só os históricos. O nosso santo Amaro, que é no próximo dia 15, deveu de ir à vida, como o São Ero de Armenteira e Santa Tramunda, a que está em Poio. Não tenho a certeza. Mas é que nem o São Jorge se salvpu da queima. SÃO JORGE! affraid Pelos vistos não há evidências históricas da sua existência. Os ingleses, os catalães e os portugueses (sim, os portugueses; os castelhanos é que ficaram com Santiago, afinal) podem ir mudando de padroeiro, que afinal é tudo conto de velha. Nem as lendas respeitam. Que falta de imaginação. Agora quem vai salvar a dama do dragão? Question
maria
maria

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/12/2010
Idade : 51
Localização : Portimão-Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Papa declara guerra a nomes esquisitos Empty Re: Papa declara guerra a nomes esquisitos

Mensagem  Moses Mordecai Levy Ter Jan 11, 2011 4:43 pm

Isabel escreveu:Pois no Brasil andará a gente excomungada...

Quantos nomes formosos galegos que não têm santoral, nem falta que lhes faz: Preciosa, Harmonia, Argemira, Gumersindo, Hermerico, Teodomiro...

Estão longe de ser formosos mas têm uma sonoridade muito germânica e medieval. Nas aldeias de trás-os-montes também existem uns nomes muito bizarros mas canónicos, como Alcino, Silvério, Alzira, Zaida, etc. Neste caso alguns parecem ser de origem árabe.
Moses Mordecai Levy
Moses Mordecai Levy

Mensagens : 111
Data de inscrição : 27/12/2010
Localização : Beira do Precipício

Ir para o topo Ir para baixo

Papa declara guerra a nomes esquisitos Empty Re: Papa declara guerra a nomes esquisitos

Mensagem  Isabel Qua Jan 12, 2011 1:55 am


Mas esses têm todos santo. São "canónicos" como tu dizes. Tanto faz a origem. Os caprichos do papa são-che como o dinheiro, tanto lhe tem a religião do seu dono.

Isabel
Isabel

Mensagens : 276
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Papa declara guerra a nomes esquisitos Empty Re: Papa declara guerra a nomes esquisitos

Mensagem  Moses Mordecai Levy Qua Jan 12, 2011 4:13 am

Isabel escreveu:
Mas esses têm todos santo. São "canónicos" como tu dizes. Tanto faz a origem. Os caprichos do papa são-che como o dinheiro, tanto lhe tem a religião do seu dono.


Não sei se entendi bem. O dinheiro não tem dono, o dinheiro é dono. Claro que o dinheiro tem dono, mas os banqueiros, ao possuir o dinheiro, não se comportam como um zé ninguém a quem acabou de sair a lotaria e decidem fazer orgias sem fim nem usam o dinheiro para sentir o gosto de dominar o mundo. Na verdade, são dominados pelo dinheiro, e agem em função das necessidades duma sociedade organizada através do dinheiro. Têm que o investir correctamente para obter mais dinheiro. Os banqueiros são ricos, mas não são simplesmente ricos, são banqueiros e não agem por capricho.

Não sei se existirá alguma Santa Zaida. Tenho a impressão que esse nome é árabe. O Papa também não age por capricho e a religião é a moeda principal com a qual faz negócio com o mundo. Tem todo o interesse em que o mundo secular não esteja descristianizado, mas como esse processo vai avançado, tem que se prender a ninharias, como os nomes.
Moses Mordecai Levy
Moses Mordecai Levy

Mensagens : 111
Data de inscrição : 27/12/2010
Localização : Beira do Precipício

Ir para o topo Ir para baixo

Papa declara guerra a nomes esquisitos Empty Re: Papa declara guerra a nomes esquisitos

Mensagem  Isabel Qua Jan 12, 2011 7:24 am

Isabel
Isabel

Mensagens : 276
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Papa declara guerra a nomes esquisitos Empty Re: Papa declara guerra a nomes esquisitos

Mensagem  Moses Mordecai Levy Qua Jan 12, 2011 7:52 am

Desconhecia. Mas fiz uma pesquisa rápida sobre Gumersindo e apareceram-me logo resultados para o México, Brasil e Portugal.
Moses Mordecai Levy
Moses Mordecai Levy

Mensagens : 111
Data de inscrição : 27/12/2010
Localização : Beira do Precipício

Ir para o topo Ir para baixo

Papa declara guerra a nomes esquisitos Empty Re: Papa declara guerra a nomes esquisitos

Mensagem  maria Qua Jan 12, 2011 3:00 pm

Obrigada pelo link, Isabel. Até aparece o nome do meu sogro, que se chama Alcibíades. Eu pensava que não tinha santo. Tenho de pesquisar mais nomes, para ver se aparecem alguns santos galegos. Santa Ilduara, a mãe de S. Rosendo de Cela Nova, por exemplo. Será que o Vaticano ainda a tem na nómina dos santos? E cá no sul não há tantos nomes germânicos como lá no norte.
maria
maria

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/12/2010
Idade : 51
Localização : Portimão-Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Papa declara guerra a nomes esquisitos Empty Re: Papa declara guerra a nomes esquisitos

Mensagem  Moses Mordecai Levy Qua Jan 12, 2011 6:00 pm

Em Espanha há o nome Vasco? Nós tínhamos o Vasco Granja, o Vasco Gonçalves e ainda temos o Vasco Desgraça Moura.
Moses Mordecai Levy
Moses Mordecai Levy

Mensagens : 111
Data de inscrição : 27/12/2010
Localização : Beira do Precipício

Ir para o topo Ir para baixo

Papa declara guerra a nomes esquisitos Empty Re: Papa declara guerra a nomes esquisitos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos