A Nossa Língua
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática

4 participantes

Ir para baixo

AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática Empty AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática

Mensagem  Nambuangongo Qua Jan 12, 2011 11:57 pm

AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática 20100630_pleno_aglp

A Academia Galega da Língua Portuguesa, reunida o sábado 8 de janeiro em Santiago de Compostela, aprovou a proposta da Comissão de Publicações para a edição de 10 títulos dos Clássicos da Galiza no ano 2011, em colaboração com as Edições da Galiza; bem como a criação da Comissão de Gramática.

Tendo já dado a público os Cantares Galegos de Rosalia de Castro, em edição de Higino Martins, em breve sairá do prelo o segundo número dos Clássicos, Queixumes dos Pinheiros, de Eduardo Pondal, ao cuidado Ângelo Brea. A este seguirão outros 9 títulos até dezembro. Além disto, espera-se para o mês de abril o número 4 do Boletim da AGLP, correspondente ao ano vigente, e um Anexo do Boletim.

A respeito da Comissão de Gramática, ela estará integrada inicialmente pelos académicos Celso Álvarez Cáccamo, Higino Martins, Ernesto Vázquez Souza e Carlos Durão, que exercerá de coordenador. A estes somam-se Maria do Vigo e Carlos Celeiro como colaboradores.

O presidente da AGLP, José-Martinho Montero Santalha, tinha adiantado a notícia da elaboração de Gramática do Português da Galiza na entrevista realizada durante o II Seminário de Lexicologia, realizado em Santiago de Compostela em 25 de setembro. A criação de uma Comissão ad hoc vem dar uma estrutura formal ao grupo de trabalho que já estava ativo.

Na mesma reunião o secretário da Comissão de Lexicologia e Lexicografia, António Gil, apresentou uma nova edição revista e acrescentada do Léxico da Galiza, com as correspondentes definições e etimologia, que vai ser incluído em diversos dicionários da Língua Portuguesa.

Nesta intensa reunião os académicos analisaram também a situação nacional e internacional da língua, e os protocolos de colaboração com outras instituições, aprovando novos acordos com entidades portuguesas e galegas.



Fonte: AGLP, Portal Galego da Língua
Nambuangongo
Nambuangongo

Mensagens : 188
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática Empty Re: AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática

Mensagem  cdurão Qui Jan 13, 2011 12:53 am

Obrigado, Nambu: ótimo! só precisar que onde diz "Carlos Celeiro" deve dizer "Marcos Celeiro" e que a foto é um pouco velha...

Avante a AGLP!

Carlos

cdurão

Mensagens : 302
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática Empty Re: AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática

Mensagem  Isabel Qui Jan 13, 2011 2:53 am

Corrijamos e continuemos, avante toda!


AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática Proa2x10
Isabel
Isabel

Mensagens : 276
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática Empty Re: AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática

Mensagem  maria Qui Jan 13, 2011 1:47 pm

Bela imagem, Isabel, ainda que para mim é mais uma volta do que uma partida. Eu diria antes esses versos de Stevenson dos que tanto gosto...
Home is the sailor, home from sea.
Espero estar à altura da qualidade dos vossos trabalhos.
Mais uma correção. Eu até não me importava ser "do Vigo", mas sou mesmo "Dovigo", e não é por eu ser da Crunha. Sou Maria Seoane Dovigo. O apelido paterno ficou-me na Galiza. Já sabem como é que é.
Bom trabalho a todos.
maria
maria

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/12/2010
Idade : 51
Localização : Portimão-Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática Empty Re: AGLP aprova plano editorial do ano 2011 e constitui uma Comissão de Gramática

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos