A Nossa Língua
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"recorde mundial de cálculo do pi"

Ir para baixo

"recorde mundial de cálculo do pi" Empty "recorde mundial de cálculo do pi"

Mensagem  cdurão Dom Jan 23, 2011 1:50 am

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/01/21/japones-bate-recorde-mundial-de-calculo-do-pi-923577524.asp

"Um executivo japonês, com um computador construído em casa, levou o cálculo do conceito matemático do "pi" aos trilhões de dígitos, estabelecendo um novo recorde mundial. Shigeru Kondo, de 50 anos, é engenheiro de sistemas de uma companhia de alimentos em Nagano, no centro do Japão."

-----------------


[tiradas dum meu chat do PGL] Pergunta(s): onde raio "estava" este dígito todo este tempo? Ele era "virtual"? Ou "real"? "Verdadeiro"? "Era" mas não "existia"? "Era", sem nós, mas precisou de nós para "existir"? Esta[va] em nós "cá dentro" ou na natureza "lá fora"? É uma descoberta? Uma "invenção"? Onde andava ele antes de existir o tempo? É independente de nós? Está no mundo? Ou ele todo, pi+mais mundo, está em nós?

tem algum senso tudo isto fora de nós? O que eu quero saber é onde raio estava "antes" de nós; e depois! algum dia desapareceremos; estará na "mente" dalgum computador?

se "esse no. é gerado, não criado", o que é que é? "era" pura potencialidade "antes"; dizem-nos que não tem senso falar fora do tempo, mas that's the question! quem ou que "garante" isto tudo?

"se não houvesse" mundo nem nada, "seriam" esses (e tudo o mais, nós inclusos, claro) pura virtualidade? nada físico, nem psíquico, nem temporal... eterno? porque os cientistas nos dizem que "isso" é o que é "realmente" e mais nada; mas esse mais nada vai em nós, que o espelhamos; a questão é se, sem nós, seria igual, num universo "inerte", ou sem universo

o estado atual da física é que tudo surgiu duma explosão, e "antes" não havia nada, nem tempo "havia"; e que tanto pôde ter surgido como não este raio de universo. OK, então como seres pensantes podemos pensar na possibilidade, não?, de nunca jamais haver nada, OK: nesse caso "existiria" pi como virtualidade? não me vale que me digam que é a razão etc., isso ensinaram-nolo na escola, mas até como possibilidade de razão onde é que raio estava ele e toda a demais matemática? reparai que não estou a falar em nada "físico", mera possibilidade de "ser"; e tampouco estou a falar em Deus: tanto se existe como se não, o problema é o mesmo: como é isso de "existir" a matemática fora de nós? e se não fora de nós, qual a sua realidade?

o assunto é se a ciência é o nosso, humano, modo de encarar o universo, e não tem existência fora de nós; digamos, pondo-nos "flamengos", há verdades "eternas", sim ou não? (não me digais que "depende"...); tem sentido falar nelas fora da espécie humana? inclusive fora doutras possíveis "espécies" extraterrestres e todo o demais: alguém tem de "mundializar" este mundo para ele ser? (já sabeis: se uma árvore, p.ex. sequoia, cai numa selva fazendo um estrondo horrendo... mas ninguém a ouve: "aconteceu" isso? ou é que só nos acontece a nós? (agora vais falar do gato de Schrödinger...)

creio que estamos a falar no mesmo: "parece-me que há "verdades" (=realidades) com independência de que haja alguém para as observar"
Ou seja que esse numerinho "já estava" aí desde sempre, qed
(Não entro na equação '"verdades" (=realidades)' porque nos desviaríamos demasiado deste fio, mas sim teria muito a dizer sobre isso...)

Com ou sem nós (por que não inteligências extraterrestres?) isso "existe": the question is: where? Se a velocidade da luz é uma constante fundamental, se pi é empregue nas equações que possibilitam naves espaciais, etc., por força tem que "estar" fora de nós, no sentido duma dimensão extra-espacio-temporal. Esse numerinho existe e existiu e existirá sempre "fora de nós", que lhe imos fazer? (e mailos que lhe venham a seguir, "topados" por ainda-mais-super-computadores)
And there's the rub, que disse o Shakespeare

---------

[desculpas pelos retalhos, é para animar o pessoal...]

cdurão

Mensagens : 302
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos