A Nossa Língua
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exposição fotográfica “50 anos de Brasília” na Crunha

2 participantes

Ir para baixo

Exposição fotográfica “50 anos de Brasília” na Crunha Empty Exposição fotográfica “50 anos de Brasília” na Crunha

Mensagem  mceleiro Qui Jan 13, 2011 9:49 am

Hoje, dia 13 de janeiro, inaugura-se a na Corunha a exposição fotográfica “50 anos de Brasília”. O evento decorrerá às 20h00, na sala de atos da associação cultural Alexandre Bóveda, na rua Olmos 16-18, 1º andar.

A exposição exibe originais do Arquivo Público do Distrito Federal (de Brasília), que mostram como o sonho da nova capital, do presidente Kubitschek de Oliveira, que galvanizou o povo brasileiro, foi feito realidade em apenas 3 anos com ajuda dos candangos que acorreram de todo o Brasil.

A exposição será apresentada pelo responsável em Portugal da ONG “Mares a Navegar”. E ficará aberta até 6 de fevereiro.





Última edição por mceleiro em Qui Jan 13, 2011 10:17 am, editado 1 vez(es)
mceleiro
mceleiro

Mensagens : 51
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exposição fotográfica “50 anos de Brasília” na Crunha Empty Um bocadinho de história

Mensagem  mceleiro Qui Jan 13, 2011 10:06 am




Os protagonistas:





mceleiro
mceleiro

Mensagens : 51
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exposição fotográfica “50 anos de Brasília” na Crunha Empty Brasília e a sua arquitetura

Mensagem  mceleiro Qui Jan 13, 2011 10:30 am

A edição especial da PROJETODESIGN, comemorativa do cinquentenário da inauguração de Brasília, apresentou uma seleção dos 50 projetos mais significativos construídos na capital ao longo dessas cinco décadas. Trata-se de uma escolha que abrange desde o Catetinho, o primeiro prédio erguido na cidade, até a nova sede da Assembleia Legislativa do Distrito Federal, que ainda não foi inaugurada. Esse apanhado vai além das obras de Oscar Niemeyer - que, como não poderia deixar de ser, é o profissional com mais trabalhos destacados, assinando 15 deles. Para a publicação, esse conjunto de edifícios foi fotografado recentemente por Leonardo Finotti, que já olha com intimidade para a cidade, onde trabalhou mais de 20 vezes nos últimos cinco anos. Uma familiaridade que lhe permite descobrir ângulos impensáveis. E foram esses ângulos inusitados que escolhemos para levar ao leitor as obras clássicas - os principais prédios da cidade, como o Congresso Nacional e a catedral. São imagens diferentes daquelas costumeiramente publicadas. Ainda nesse universo, alguns edifícios são mostrados em detalhes expressivos, como a escada do Itamaraty e a fachada lateral do Ministério da Justiça. No grupo há também prédios menos famosos, mesmo entre os arquitetos: quem conhece, por exemplo, a Escola Francesa, desenhada por Niemeyer? Ou ainda o Estádio do Gama, de Ruy Ohtake, e o Pavilhão Anísio Teixeira, de Cláudio Queiroz? Essas fotografias são acompanhadas de depoimentos, colhidos, num esforço de reportagem, por toda a equipe de redatores de PROJETO DESIGN. Com isso, fomos em busca do lado humano - não necessariamente arquitetônico - dessas obras, facetas escondidas por trás dos espaços e incomuns nos textos de análise teórica. São memórias recuperadas em episódios históricos, engraçados, emocionantes ou reflexivos acerca dos 50 edifícios. Eles surgem nas múltiplas vozes de arquitetos, paisagistas, iluminadores, jornalistas, artistas plásticos, diplomatas, entre outros. Enfim, há depoimentos que vão do rapper ao ministro. Com isso, prestamos uma homenagem aos habitantes da capital, brasilienses ou não, e aos profissionais que construíram e ainda constroem a cidade. Afinal de contas, goste-se de Brasília ou não, e independentemente dos escândalos políticos (destes com certeza ninguém gosta), a vida pulsa por trás daquelas paredes.


Parte 1 de 5
Parte 2 de 5
Parte 3 de 5
Parte 4 de 5
Parte 5 de 5
mceleiro
mceleiro

Mensagens : 51
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exposição fotográfica “50 anos de Brasília” na Crunha Empty Re: Exposição fotográfica “50 anos de Brasília” na Crunha

Mensagem  Morcego Seg Jan 17, 2011 4:15 am

Muito interessante.

Obrigado!

Morcego

Mensagens : 48
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exposição fotográfica “50 anos de Brasília” na Crunha Empty Re: Exposição fotográfica “50 anos de Brasília” na Crunha

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos