A Nossa Língua
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Documentário ‘Vozes de Moçambique’ encurta a distância entre África e Brasil

Ir para baixo

Documentário ‘Vozes de Moçambique’ encurta a distância entre África e Brasil Empty Documentário ‘Vozes de Moçambique’ encurta a distância entre África e Brasil

Mensagem  Nambuangongo Sex Jan 14, 2011 3:18 am


Documentário ‘Vozes de Moçambique’ encurta a distância entre África e Brasil 140111_vozes

Fruto do trabalho de 6 anos de pesquisa da diretora Yana Campos, o documentário de 17 minutos Vozes de Moçambique - um paralelo com o Brasil constrói uma ponte afetivo-literária entre os dois países de língua portuguesa.

A obra contou com depoimentos de vários escritores como Mia Couto, Domi Chirongo, Paulina Chiziane, Sangare Okapi, além do cineasta Ruy Guerra.

A primeira exibição do filme será no dia 14 de janeiro, no Tempo Glauber, no Rio de Janeiro.

Segundo a diretora, um dos caminhos para compreender melhor os moçambicanos é por meio de sua literatura. "Primeiro, me interessei pelo país, e depois, principalmente pela obra do Mia Couto e outros autores que me fizeram entender um pouco mais a situação do país. Minha ideia era tentar transmitir isso para um filme para que outras pessoas no Brasil entendessem melhor a África também", conta.

O próximo passo é tentar levar o documentário para Moçambique e depois para escolas públicas brasileiras, a fim de divulgar o trabalho vinculado a uma programação de palestras. O intuito é produzir um box de DVDs com curtas sobre a literatura dos cinco países de língua portuguesa na África: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

"Surpreendeu-me a influência exercida pelo Brasil em Moçambique. O interessante é que essa proximidade com nossa cultura se repete nos outros países lusófonos. Eles nos conhecem profundamente, mas nós sabemos muito pouco sobre eles, principalmente nos campos da literatura, música e poesia", observa Yana. "Temos uma dívida grande a ser sanada com a cultura africana e acredito que cada um de nós pode fazer um pouquinho para diminuir a distância entre os povos".

Fonte:Diário Liberdade
Nambuangongo
Nambuangongo

Mensagens : 188
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos