A Nossa Língua
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Metro do Porto pode receber fundos do TGV

Ir para baixo

Metro do Porto pode receber fundos do TGV Empty Metro do Porto pode receber fundos do TGV

Mensagem  Nambuangongo Seg Jan 17, 2011 5:45 pm

A uma pergunta do deputado europeu Nuno Melo sobre a possibilidade de realocar verbas do Fundo de Coesão, inicialmente previstas para o comboio de alta velocidade, ao aeroporto de Lisboa, este mês Bruxelas voltou a admitir "examinar atentamente qualquer pedido de reprogramação".

Ontem, no Porto, Rui Rio pegou na deixa para reclamar a aplicação no Metro das verbas previstas para a ligação por alta velocidade Porto/Galiza , em vez de as alocar à ligação ferroviária Lisboa/Madrid. Só não o faz "se não quiser", disse, à Lusa, que veiculou também a resposta do Executivo, segundo a qual mantém a intenção (já anunciada) de reafectar o dinheiro à alta velocidade entre as duas capitais ibéricas.

A Comissão reafirmou, ainda, não ter "qualquer pedido oficial das autoridades portuguesas de reafectação dos fundos".
Execução do QREN foi de 23%

A possibilidade de realocar verbas da Coesão foi divulgada no dia em que o Ministério da Economia revelou que os fundos comunitários, plasmados no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), terminaram 2010 com uma execução de 23%.

Em euros, no ano passado, foram validadas despesas (entregues pelos promotores de projectos de investimento) no valor de 2,5 mil milhões, de acordo com dados enviados ao JN pelo Observatório do QREN. A esse montante, Vieira da Silva soma 460 milhões de euros de despesa que já entrou nos serviços, mas que ainda está a ser validada (as contas fecham em Fevereiro). Já os projectos aprovados prevêem um investimento de 27,8 mil milhões.

A formação profissional continua a ser a área que mais depressa tem aplicado o dinheiro, com uma execução de 32%. A percentagem desce para 22% no apoio às empresas e 20% nas infraestruturas. Já nos programas regionais, a execução está mais lenta (14%).

No Norte, o programa regional já validou 378 milhões de euros, contra 261 milhões no Centro e 94 milhões no Alentejo. Estas deveriam ser as únicas regiões do continente a ter verbas da Coesão. Lisboa e Algarve estão excluídos dos fundos para o desenvolvimento, mas o Governo criou uma cláusula de excepção para lá aplicar dinheiro de apoio do desenvolvimento.

Fonte: Jornal das Notícias
Nambuangongo
Nambuangongo

Mensagens : 188
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos